Wendel Alves de Medeiros
E-mail – wendel.medeiros@ifce.edu.br
Link para o Lattes – http://lattes.cnpq.br/6267332553823146
Linha de Pesquisa – Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes Área de atuação – Artes Visuais
Mini-currículo
Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especialização em Design Gráfico (2008) pela Faculdade Sete de Setembro (FA7) e graduação em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), lecionando no Curso de Licenciatura em Artes Visuais (CLAV) e no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) como professor permanente do Mestrado Profissional em Artes. Também é professor permanente no Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal do Ceará (PROF-ARTES/UFC). Tem experiência nas áreas de fotografia, audiovisual, Arte Educação e Arte & Tecnologias Contemporâneas. Faz parte dos grupos de pesquisa ARTE UM do Instituto Federal do Ceará e IARTEH – Investigação em Arte, Ensino e História da UECE, participou como Bolsista Ilustrador do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC/SEDUC) e lecionou no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC/IFCE) e no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Ceará, modalidade EaD em Convênio com a Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES/MEC. Coordenou o Subprojeto de Artes Visuais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/IFCE) de 2014 a 2018.
Grupo de Pesquisa
Faz parte do grupo de pesquisa ARTE UM do Instituto Federal do Ceará (IFCE). link: http://www.arteum.ifce.edu.br/
diretório de grupos CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/997
Projetos de Pesquisa e Extensão (descrição e links)
Título: ARTE FOTOGRÁFICA EXPERIMENTAL, CIÊNCIAS E HISTÓRIA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: O presente projeto de pesquisa trata sobre a interdisciplinaridade fotográfica experimental na aprendizagem de componentes curriculares da Educação Básica. Como recorte, se atém a investigar o uso de técnicas fotográficas experimentais no aprendizado de Arte, Ciências e História do Ensino Fundamental – Anos Finais. Essa pesquisa tem por objetivo estudar a antotipia, cianotipia, estêncil solar e fitotipia, no aprendizado de Arte, Ciências e História dos Ensino Fundamental – Anos Finais. Como aporte teórico, vale-se dos conceitos sobre fotografia, fotografia expandida, estética fotográfica, interdisciplinaridade e Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. Sobre seu aporte metodológico, trabalha com a Abordagem Triangular, estruturada em três pilares de execução: contextualizar, fruir e produzir de forma interdisciplinar, com o uso das técnicas fotográficas no Ensino Fundamental. Almeja-se com esse itinerário de pesquisa, desenvolver materiais didáticos interdisciplinares de base fotográfica experimental, que contribuam no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Artes, Ciências e História do Ensino Fundamental – Anos Finais.