Marco Antônio Toledo Nascimento
E-mail – marcotoledo@ufc.br
Link para o Lattes – http://lattes.cnpq.br/8365583478004188
Linha de Pesquisa – Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes Área de atuação – Música
Mini-currículo (bio resumida)
Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faced/UFC) e Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) e é membro do Comitê de Internacionalização da UFC. É membro do Comitê Permanente de Defesa da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES e representante do Ceará junto à Associação Brasileira de Educação Musical. Como clarinetista e saxofonista foi integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais entre 1997 e 2007 e atuou como instrumentista dos grupos Rio Jazz orquestra e Caixa Preta e ao lado de grandes personalidades da música brasileira como Adriana Calcanhoto, Seu Jorge, Marcelo D2, Beth Carvalho, MPB4. Hoje atua como instrumentista em projetos no Brasil e no Exterior ligados ao ensino, principalmente como professor de clarineta, saxofone e regente sendo convidado para diversos festivais internacionais de música. Orientando suas pesquisas sobre os temas bandas de música, didática instrumental e ensino coletivo de instrumentos musicais, têm coordenados nos últimos anos projetos sobre metacognição e encontra-se atualmente como professor e pesquisador convidado no Departamento de Psicopedagogia e Andragogia da Faculdade de Educação da Universidade de Montreal (Canadá) desenvolvendo do projeto “Aprendizagem Autorregulada da Prática de um instrumento musical” em colaboração com a Professora Sylvie Cartier.
Grupo de Pesquisa
GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL PEQUISAMUS
Criado em 2011 por pesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) no campus de Sobral, o PESQUISAMUS tem, ao longo de sua trajetória, desenvolvido pesquisas que se concentram na interseção da Música com os processos educacionais, configurando o campo das práticas para a Educação Musical.
Desde 2013, através das Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral (CIEMS), o PESQUISAMUS estreita laços com grupos de pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em cooperação com pesquisadores oriundos da Universidade Laval (Quebec), Universidade Simon Fraser (Vancouver), Universidade de Toulouse Jean-Jaurès, Universidade de Genebra, UFPR e UFBA.
Grande parte dos pesquisadores do PESQUISAMUS atua em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a saber: Programa de Pós-Graduação em Educação (UFC), Mestrado Profissional em Artes (Profartes) e Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC). Os resultados das pesquisas efetuadas pelo PESQUISAMUS são divulgados em âmbito nacional, principalmente nos encontros promovidos pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e a nível internacional, nos congressos da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME).
SITE: http://www.pesquisamus.ufc.br/index.php/pt/
MUSIQUEST SOBRE O PESQUISAMUS: https://www.youtube.com/watch?v=muSX4t2Hkww
Projetos de pesquisa:
- “Aprender música tocando um instrumento: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental”: projeto de pesquisa em desenvolvimento com pesquisador visitante no exterior, mais precisamente na Universidade de Montreal (Canadá). Este projeto propõe uma nova transposição do modelo de aprendizagem autorregulada pela leitura “aprender lendo” da profa. Sylvie Cartier (Cartier, 2007, 2022) para a aprendizagem de instrumento musical. O período de doze meses como pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de Montreal trabalhando em cooperação
com a professora Sylvie Cartier tem por objetivo desenvolver os fundamentos teóricos para a criação de um modelo de aprendizagem autorregulada que vise “Aprender música tocando um instrumento musical” e validá-lo através de um estudo empírico de amostra reduzida. A metodologia de pesquisa para os fundamentos teóricos adotada será a pesquisa especulativa (Van Der Maren, 1996) e o estudo empírico se apoiará na Design Science Research (Dresch, Lacerda e Antunes Junior, 2015). Espera-se com esta pesquisa propor um modelo de autorregulação da aprendizagem que possa ser aplicado na didática de instrumentos musicais, atendendo em totalidade, todos os aspectos deste constructo teórico e capaz de contribuir para a formação de cidadãos do século XXI protagonistas de sua aprendizagem.
- “Metacognição e Banda de Música: estratégias aplicadas ao ensino de Instrumentos de Sopro”: Este projeto, em cooperação internacional com a Universidade Federal de Toulouse, através do Laboratório de Letras, Linguagem e Artes (LLA Creatis) e o Laboratório de Pesquisa em Percepção Auditiva e Didática Instrumental (LarFADI) da Universidade Laval (Canadá), tem por objetivo avaliar o impacto da aprendizagem do instrumento musical, onde serão estimuladas aos aprendizes a utilização de estratégias metacognitivas dentro do Ensino coletivo de Instrumentos Musicais em bandas de música.
Projeto de extensão:
- Capacitação de Mestres de Banda: esse projeto tem por objetivo formar e capacitar músicos oriundos das bandas de música da região norte do Estado do Ceará. O projeto é desenvolvido com a formação de uma banda de música intitulada “Banda do Norte”. A primeira formação da Banda do Norte ocorreu no ano de 2012 e até hoje já tivemos várias formações onde foram contemplados mais de 500 músicos entre alunos da graduação do curso de música da UFC-Sobral e de outros cursos do campus, além dos extensionistas oriundos de outras cidades e regiões. A “Banda do Norte” já se apresentou em diversas cidades do estado com ênfase ao concerto realizado no Teatro José de Alencar em Fortaleza em parceria com a Orquestra de Sopros da UFC de Fortaleza. Em 2016 ela realizou o concerto de abertura da VII Jornada Pedagógica de Músicos de Banda realizada na cidade de Marechal Deodoro em Alagoas. O projeto de Capacitação de Mestres de Banda já foi contemplado pelo edital Proext (MINC/MEC) em 2013 e hoje recebe o apoio da Diretoria da UFC – Campus de Sobral e da Secretaria de Cultura Artística da UFC.
BLOG: https://mestresdebandaufcsobral.wordpress.com/