Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Artes

Área do conteúdo

Héctor Andrés Briones Vásquez

E-mail – hectorbriones@ufc.br 

Link para o Lattes – http://lattes.cnpq.br/4739201450499304 

Linha de Pesquisa – Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes Área de atuação – Teatro 

Mini-currículo  

Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) | Curso de Teatro-Licenciatura; Mestrado em Artes; ProfArtes. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES do ICA-UFC). Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC – Universidade Federal da Bahia (2007 – 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006/07). Ator e Licenciado em Atuação formado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1994 – 1998). Sua investigação acadêmica-artística se debruça nos processos da arte teatral, da atuação e da encenação, com ênfase na espacialidade cênica, nos seus alcances corpóreos e imagéticos como força poético-política. Também é pesquisador e professor teatral da cena contemporânea, com foco na história do teatro e nas teorias da cena: Teatro Ocidental do século XX e Teatro Latino-americano contemporâneo. Coordena o grupo de pesquisa LAB-CENAs (Laboratório de investigação em poéticas e políticas do corpo da cena.), no qual atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa, “DOS TEMPOS DA/NA CENA: entre cena, tecnologia e alegoria, dentro do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Além de produções cênico-teatrais, conta com publicações acerca de processos criativos em teatro e sobre a cena latino-americana contemporânea. 

Grupo de Pesquisa  

LAB-CENAs:  

Laboratório de investigação em poéticas e políticas do corpo da cena. 

DESCRIÇÃO: O LAB-CENAs se pretende como um grupo de pesquisa que investigue de forma prática e teórica as diversas possibilidades da cena, experimentadas em espaços convencionais e/ou alternativos, considerando sobretudo a sua força sensória (da espacialidade, do corpo, do som, entre outros). Quer indagar nos alcances poéticos, políticos e pedagógicos dessa força sensória, no contexto das artes cênicas contemporâneas, em interface com outras linguagens artísticas, com especial atenção ao contexto teatral latino-americano.  

LINHAS DE PESQUISA 

– Poéticas do corpo da cena: linha de pesquisa do LAB-CENAs que quer indagar os alcances políticos, pedagógicos e processuais de criação artística, por meio de experimentações e o estudo de poéticas da cena expandida. 

Coordenador: Prof. Dr. Héctor Andrés Briones Vásquez. (Prof. permanente do PPGArtes e do PROFArtes da UFC – atual coordenador).  

– Práticas pedagógicas para uma vocalidade poética: linha de pesquisa do LAB-CENAs que investiga os percursos pedagógicos singulares de um processo de criação de vocalidades poéticas, no fluxo das relações sensório-vocais que atravessam o corpo-memória transfigurados na voz-cena. Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Rangel de Freitas Pereira  

(Profa. permanente do PROFArtes UFC) 

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/723513 

Projetos de Pesquisa e Extensão 

Projeto de Pesquisa:  

2020 – Atual 

DOS TEMPOS DA/NA CENA: inspirações grifferianas entre cena, tecnologia e alegoria. Descrição: Esta pesquisa propõe pensar, de maneira teórica e por meio de experimentações artísticas, acerca da potência espacial da cena teatral, sobretudo, no que esta carrega de movimento, ou seja de tempos. Trata-se de uma pesquisa inspirada na prática e teoria teatral do dramaturgo e diretor chileno Ramón Griffero. Soma-se a esta inspiração o diálogo entre cena e tecnologia, o que permitirá abordar o dispositivo cênico como aparato e, assim, desdobrar esses tempos cênicos em seu alcance alegórico. Neste alcance, de referência benjaminiana, o espaço se revela como uma intensidade sensória, evidenciando seu caráter e força de exposição, seja imagético, tátil, auditivo, entre outras possibilidades na arte teatral. Deste modo, se pretende indagar como esta força de exposição se constitui em um crucial plano de abertura para a configuração de novas poéticas, de novas possibilidades formais, gestuais, vocais, sensoriais, que o espaço cênico pode gerar como intensidade relacional com o público. O alcance alegórico é um traço, aqui pesquisado, de instância pública e histórica, mais precisamente com Griffero, pós-ditatorial. É este vínculo entre cena, tecnologia e alegoria, que interessa indagar nesta pesquisa, arriscando gerar tanto práticas cênicas (experimentações), com artistas da cidade de Fortaleza, como artigos sobre estas temáticas e processos criativos.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (3)/Mestrado: (4).

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo