Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Artes

Área do conteúdo

Adeline Annelyse Marie Stervinou

E-mail – adeline@sobral.ufc.br 

Link para o Lattes – http://lattes.cnpq.br/1689672229752930 

Linha de Pesquisa – Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes Área de atuação – Música 

Mini-currículo (bio resumida) 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP – 2020). Possui graduação em Música (área Educação Musical e Musicologia, 2004), mestrado em Música (área Estudos Modernos e Contemporâneos – Criação Musical, 2006), doutorado em Música (área Musicologia, 2011), todos pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail na França. Professora adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral, atuando no Curso de Música-Licenciatura e como docente permanente e vice coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Ensino das Artes (PROFARTES/CAPES). É líder do Laboratório em Cognição e Música e vice-líder do Grupo de pesquisa em Educação Musical (PESQUISAMUS) onde desenvolve pesquisas sobre as funções cognitivas aplicadas à música, o ensino coletivo de instrumentos musicais e sobre o engajamento musical transformativo dos jovens. Participante em diversos projetos de pesquisa internacionais como ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS MUSICAIS EM ESPAÇOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS NO CANADÁ E NO BRASIL, projeto em cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá) com financiamento da FUNCAP (BPI-2015), da CAPES com o Ministério de Relações Internacionais do Canadá (PGCI/DFAIT 2015-2019), o projeto GERENCIANDO AS NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS DAS FAMÍLIAS AFETADAS PELO VÍRUS ZIKA em cooperação com o Royal College of Music (Londres) e UFBA, entre outros. É pesquisadora associada da Equipe Mista de Pesquisa em Literatura, Letras e Artes (LLA Creatis) da Universidade de Toulouse Jean-Jaurès (França) e do Grupo de pesquisa MODAL da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá). Maestrina da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Sobral coordena diversos projetos de cultura artística, como os Festivais Internacionais de Orquestras Jovens EUROCHESTRIES e o projeto APRESENTANDO A ORQUESTRA: INTERVENÇÕES EM TRÊS CIDADES DO INTERIOR DO CEARÁ, este último com financiamento da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME). Detentora de diversos prêmios dos Conservatórios

franceses de Rodez e Toulouse, sendo três primeiros prêmios em flauta, em música de câmara e em percepção musical é frequentemente convidada para atuar como professora e regente em festivais nacionais e internacionais de música. Atualmente encontra-se como pesquisadora convidada no laboratório internacional de Pesquisas sobre cérebro, música e sons (BRAMS) no departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e ciências da Universidade de Montreal (Canadá) desenvolvendo do projeto “Processos cognitivos envolvidos na comunicação visual do regente de orquestra” em colaboração com a Professora Isabelle Peretz. 

Grupo de Pesquisa  

Laboratório em Cognição e Música  

Este grupo nasceu em 2014 e começou as suas investigações sobre percepção auditiva, percepção da duração e música contemporânea. Experimentos foram aplicados com adolescentes das cidades de Sobral e de Viçosa do Ceará, suscitando o interesse e a curiosidade dos adolescentes tanto como dos pedagogos e diretores que nos receberam. Em 2017 começamos a estudar às funções cognitivas implicadas na comunicação do regente de orquestras universitárias com os músicos. Observamos a orquestra sinfônica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) cuja os integrantes se mostraram interessados em participar e estavam curiosos a respeito dos resultados. A líder é atualmente bolsista FUNCAP/BPI (edital 02/2020) trabalhando em um projeto onde o grupo de pesquisa se aproxima das neurociências cognitivas tendo por objetivo observar as funções cerebrais ativadas durante a comunicação do regente com os músicos no ato da regência. http://www.pesquisamus.ufc.br/index.php/pt/ 

Projetos de Pesquisa e Extensão  

As funções cognitivas implicadas na regência de orquestras universitárias 

http://www.pesquisamus.ufc.br/index.php/pt/noticias/136-as-func-o-es-cognitivas-implicadas-na rege-ncia-de-orquestras-universita-rias-um-estudo-comportamental 

Esta pesquisa se propõe em enfatizar o papel da comunicação do regente de orquestra, através do estudo das funções cognitivas utilizadas no ato da regência. É a quarta parte de uma pesquisa maior que se iniciou em 2017 com a parte exploratória, 2018 com o estudo dos métodos de regência, da análise do comportamento, da comunicação dos bebês, crianças e animais, e continua desde 2019 com a análise dos vídeos da parte exploratória a fim de determinar as funções cognitivas utilizadas durante a comunicação do regente com os músicos. O objetivo do projeto de pesquisa em questão (quarta parte) é elaborar um material didático (artefato) para auxiliar os regentes de orquestras em formação no estudo da regência por meio da cognição, enfatizando o papel da comunicação. Este material será baseado nas pesquisas realizadas nos três anos anteriores. A hipótese inicial é que o uso de um material didático, baseado em reflexões vindas da área da cognição, auxiliará os regentes na aprendizagem da regência orquestral, enfatizando a importância da comunicação. Além disso, um material como este, permitirá uma aprendizagem reflexiva a respeito da regência a partir das ciências cognitivas, oportunizando aos interessados o desenvolvimento de estratégias de regências próprias. Este projeto do Laboratório em cognição e Música recebe o apoio da FUNCAP através do programa FUNCAP-BPI 2020 e está inserido no projeto de pesquisa integrado guarda-chuva proveniente da articulação entre os subprojetos do Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música PesquisaMus, cujo a proponente é a vice-líder. 

Palavras-chave: cognição; educação musical, orquestras universitárias. 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo