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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Artes

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Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

E-mail – ritahelenagomes@ufc.br 

Link para o Lattes – http://lattes.cnpq.br/9324470543610163 

Linha de Pesquisa – Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes Área de atuação – Música 

Mini-currículo  

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos ‘Filosofia Geral’. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (UDESC/UFC) e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC). Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da

Computação, além de colaborar com o curso de licenciatura indígena da UFC (KUABA).Suas pesquisas atuais situam-se nas interfaces entre filosofia, educação e arte. Por sua aproximação com esses foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. 

Grupo de Pesquisa  

Criado em 2011 por pesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) no campus de Sobral, o PESQUISAMUS tem, ao longo de sua trajetória, desenvolvido pesquisas que se concentram na interseção da Música com os processos educacionais, configurando o campo das práticas para a Educação Musical. 

http://www.pesquisamus.ufc.br/index.php/pt/ 

Projetos de Pesquisa e Extensão 

Projeto de pesquisa:  

Inventando: educações, filosofias e artes 

Descrição: Na esteira das análises e resultados encontrados no projeto “Contra o dualismo moderno”, esta pesquisa busca reunir dados teóricos e práticos para melhor compreender e atuar no campo educacional, de modo a promover a experiência (LARROSA, 2002), o diálogo (FREIRE, 2008), o respeito intercultural e a abertura às diferentes formas de subjetividade. Nessa investigação, filosofia e arte são balizas essenciais para alcançar esse audacioso objetivo geral. Os conceitos filosóficos (e suas críticas) formam o solo teórico que sustenta as propostas metodológicas, enquanto a arte ? em suas diversas vertentes ? serve para amparar e inspirar as possibilidades de intervenção, existência, resistência e atuação em ambientes formais ou informais de ensino. Por seu caráter transdisciplinar, a pesquisa é capaz de abrigar inúmeros subprojetos, desde que estejam de acordo com as metas seguintes: 1) Contribuir para criação/desenvolvimento de teorias, práticas ou metodologias que auxiliem na superação das marcas da lógica dualista em nossa sociedade; 2) Desenvolver conceitos e estratégias de atuação em educação que fortaleçam, pela via da inventividade, o reconhecimento e valorização das subjetividades; 3) Colaborar com a geração de produtos acadêmicos e/ou técnicos que fomentem espaços de educação mais aptos a lidar com os desafios interculturais, éticos e políticos do século XXI; 4) Favorecer programas e ações em educação comprometidos com princípios de justiça social, democracia e respeito às diferenças. 

Projeto de extensão: 

Polifonias 

Descrição: A distância entre a academia científica e o mundo em que vive a população parece se distanciar dia a dia. Talvez um dos maiores entraves à comunicação do que parecem ser esses dois mundos distintos venha a ser a distância, aparente, que eles têm um do outro. Desnecessário dizer que essa distância é puramente ilusória. 

Apesar disso os caminhos entre a ciência e a população em geral parecem seguir rumos opostos em uma tentativa de conversa onde ninguém escuta o que o outro fala, mesmo que no dia a dia as pessoas usufruam da ciência nos transportes que os levam para o trabalho, nas máquinas que os ajudam a produzir, nos celulares que as conectam, na eletricidade de suas casas, enfim, em praticamente tudo nas suas vidas. 

Ademais, também no universo acadêmico encontram-se barreiras que insistem em colocar em silos isolados o que, de fato, está imbricado. Não raro, ouvimos dentro e fora da universidade afirmações que separam definitivamente ciências humanas das exatas, ciências da saúde de engenharias e assim por diante. Essa cisão prejudica a formação acadêmica, profissional e, consequentemente, impacta negativamente a própria produção científica, filosófica e artística. 

Compreendendo que esses dois pontos, a saber: ilusão do distanciamento entre mundo acadêmico e vida cotidiana & departamentalização excessiva dos conhecimentos na universidade, são nevrálgicos hodiernamente, o projeto Polifonias pretende organizar, de modo contínuo, atividades dialógicas que operarão em três eixos: 1) eventos com especialistas de diferentes áreas para

debater, com uma linguagem acessível e introdutória, sobre temas transversais que interessem a acadêmicos e leigos (Papos de Boteco); 2) rodas de conversa sobre temas diversos a partir da exibição de filmes (Cinema polifônico); 3) espaços de trocas sobre vivências universitárias e saberes transdisciplinares (Polifonias universitárias).

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