Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Artes

Área do conteúdo

Luciane Germano Goldberg

E-mail – lucianegoldberg@ufc.br 

Link para o Lattes – http://lattes.cnpq.br/9917247618926283 

Linha de Pesquisa – Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes Área de atuação – Artes Visuais 

Mini-currículo 

Arte-Educadora. Doutora em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com doutorado sanduíche na Université de Nantes (França). Mestre em Educação Ambiental (2004) e Licenciada em Artes Plásticas (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG – RS. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará – Departamento de Teoria e Prática de Ensino – Faculdade de Educação. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Artes, PROFARTES (UFC) e do Mestrado em Artes (IFCE). Líder do Diretório de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA). Coordenadora do projeto de Pesquisa “Ateliê do Iprede: experiência estética na 1a infância no 3o setor” (PIBIC/UFC). Colaboradora do programa de Extensão “Ateliê do Iprede” (ICA/FACED/IPREDE) desde 2017. Experiência na área de Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte-educação, educação estética, histórias de vida, desenho infantil, pesquisa (auto)biográfica com crianças, direitos das crianças e dos adolescentes. 

Grupo de Pesquisa 

Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA) 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28146 

Instagram: https://www.instagram.com/grupodiafhna/ 

Formação de pesquisadores e pesquisadoras de iniciação científica, mestrado e doutorado com atuação na educação popular desenvolvida em espaços educativos escolares e não-escolares. Produção de artigos, livros, videos e projetos nas seguintes linhas de pesquisa: arte, arte-educação e experiência estética; Juventude, direitos humanos e cultura; Narrativas e formação de profissionais da educação; Pesquisa com crianças e narrativas e Universo religioso e formação humana. 

Projetos de Pesquisa e Extensão 

PESQUISA: 2021 – Atual 

*Ateliê de pintura livre do Iprede: Arno Stern e a educação criadora na primeira infância* Descrição: Este projeto surge a partir do Projeto de Extensão Ateliê de Pintura Livre do Iprede: educação criadora na primeira infância, que integra o Programa de Extensão Ateliê do Iprede: educação e experiência estética no terceiro setor. Origina-se da parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e da Faculdade de Educação (FACED), e o Instituto da Primeira Infância (Iprede), buscando desenvolver a experiência estética no campo pedagógico na primeira infância. O objetivo maior do Ateliê de Pintura Livre em 2020 era construir um ateliê para a promoção e desenvolvimento da educação criadora através da pintura, tendo como referência o Closlieu do educador alemão Arno Stern, constituindo espaço de livre expressão e criação artística das crianças e adultos em extrema vulnerabilidade social. A pandemia da COVID 19 nos afastou do contato com as crianças, porém trouxe a possibilidade de realizar cursos de formação online diretamente com a arte-educadora Soraya Lucato, a pioneira nos estudos de Arno Stern no Brasil. No início de 2021 implementamos um Cloliê no Iprede sob sua supervisão e acompanhamento, porém novamente a pandemia nos obrigou ao trabalho remoto. Diante disso temos como objetivos compreender, por meio de grupo de estudos periódico, os ensinamentos de Arno Stern sobre a expressão plástica da criança e sua importância para o desenvolvimento na primeira infância; conhecer e aprofundar conteúdo sobre a Semiologia da Expressão e a Formulação e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; observar e analisar o desenvolvimento plástico das crianças à luz dos ensinamentos da educação criadora de Arno Stern. O grupo de estudos contará com a participação de Soraya Lucato, fundadora do Cloliê (adaptação para o

português) e da italiana Valentina Trentini, proprietária de um Closlieu em Valinhos (SP), o que vai preparar nossas equipes para o trabalho presencial quando finalmente pudermos estar com as crianças no Iprede. 

EXTENSÃO: 2019 – Atual 

*Ateliê de Pintura Livre do Iprede: educação criadora na primeira infância* Descrição: O projeto de extensão Ateliê de Pintura Livre, ação integrante do Programa de Extensão Ateliê do Iprede, tem como objetivo geral promover a educação criadora na primeira infância através da pintura livre com crianças e familiares atendidos pelo Instituto da Primeira Infância Iprede. Tem como referência principal o Closlieu, ateliê de pintura concebido pelo educador alemão Arno Stern,onde se realiza o “jogo de pintar”, espaço de livre expressão e criação artística das crianças e adultos. Inspira-se em Arno Stern (1974, 1978) ao propor um ateliê em que a arte infantil é premissa fundamental para o desenvolvimento na primeira infância, valorizando os universos plásticos da criança, que, por meio da pintura,elabora e expressa suas visões de mundo e seus aprendizados.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 

Instagram https://www.instagram.com/ateliepintante/  

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo