Juliana Rangel de Freitas Pereira
E-mail – julianarangel@ufc.br
Link para o Lattes – http://lattes.cnpq.br/0495171730570751
Linha de Pesquisa Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes
Área de atuação – Teatro
Mini-currículo
Artista e pesquisadora da área de voz nas Artes da Cena. Doutorado em Educação- eixo Ensino de Música pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Professora do Curso de Teatro -licenciatura e do Mestrado Profissional em Artes ICA/UFC Atualmente integra o grupo de pesquisa – Lab-Cenas/ UFC, montando neste grupo a instalações sonoras performativas e desenvolvendo projetos de extensão universitária de formação em vocalidades poéticas com professores do ensino básico. Suas pesquisas estão relacionadas a processo de criação, pedagogias da voz, corpo-sensório-vocal, estado de escuta, ambiência sonora da cena.
Grupo de Pesquisa
Lab-Cenas (Laboratório de investigação em poéticas e políticas do corpo da cena.)
Projetos de Pesquisa e Extensão
VOCALIDADES EXPANDIDAS EM ELOS: práticas poético-vocais na imersão e interseção corpo, ambiente e esquecimento:
Como provocar um conhecer da voz expandida, no emaranhado da força esquecida do corpo natureza? Como embaraçar as nossas vozes, criar elos com a força das águas, terra, vento e a mata, no exercício de experimentar-conhecer a força relacional (Lygia Clark) da voz-palavra com o ambiente? Que ecos de vozes e sons esquecidos podem brotar na invenção de uma vocalidade poética composta na cena-ambiente? Como esta vocalidade poética pode ser acessada também através de palavras que partem de mitos afro-ameríndios, na busca de uma conexão entre o nós, no tecer do fio das nossas histórias submersas, criando e recriando nossos elos ancestrais? São essas perguntas que mobilizam o presente projeto de pesquisa, de teor prático-teórico no campo de estudo da voz nas artes da cena. Propondo uma reflexão sobre processualidade da criação, corpo-voz ambiente e arte-educação na formação do artista-docente, a partir de experimentações práticas em ambientes naturais.
O Projeto Vocalidades Poéticas na escola é um projeto de extensão universitária vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC), no qual trabalhamos, juntamente com atores e atrizes em formação do Curso de Teatro-licenciatura no ambiente da escola pública de ensino básico e também com o público de professores que atuam neste contexto. Neste projeto mobilizado pela voz que ressoa na comunidade escolar, para além de uma noção fisiológica e anatômica da voz falada, partimos da noção de uma consciência da voz expandida, em um estado relacional da voz, uma abertura de singularidades sensíveis das vozes no encontro das relações afetivo-comunicativas no ambiente da escola. Neste projeto, trabalhamos a voz tanto realizando oficinas para professores que lecionam na escola pública, como também, em conjunto com atores-estudantes do Curso de Teatro da UFC, com criações de cenas que partem da investigação vocal dos atuantes-performers, para intervir na escola. Neste caminho, partimos de uma ideia de suspensão poética do ambiente sonoro da escola através de apresentações de narrativas cênicas-vocais (que se realizam nos intervalos entre as aulas). A proposta desde projeto extensionista é trazer assim um constante acessar do sentido sonoro, através da criação de ambientes de vocalidades poéticas que possam reverberar na escola, mas sobretudo, a partir de um desdobrar o pensamento acerca do trabalho vocal na arte e na vida, ou melhor, neste ínterim arte-vida